sexta-feira, 20 de julho de 2012

amis



 
Não comemoro aqui o dia do amigo. Comemoro meus amigos. A diferença é sutil, mas há.

Pelos amigos de verdade a gente agradece sempre, mesmo discretamente. Ligar de madrugada, chegar de surpresa, ter na família do outro uma parte da sua, enfim, não são coisas que se faz com qualquer pessoa, mas sim com aquelas que confiamos, pois amizade se constrói devagarinho, depois de muitas lembranças compartilhadas. São jeitinhos irritantes, engraçados e espontâneos de dizer que não sabemos viver sem amigos.

Quando fui traduzir amigos para o francês, chamou minha atenção a semelhança com a palavra amor. Ta aí. Não podia haver semelhança mais oportuna, que se encaixasse tão bem.

Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.

Um amigo não racha apenas a Coca-Cola: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas o sapato. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.

Um amigo não recomenda apenas uma música. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda que sejas feliz.

Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.

Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado.

Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.

Amizade a gente comemora sempre, mas, aproveitando a data especial, desejo aos meus que não comemoremos apenas hoje, mas todos os dias em que pudermos sentir que não estamos sós! Obrigada por enriquecerem minha vida e me manterem aquecida.

~ grande parte dessa minha dedicatória é mérito da genialidade de Martha Medeiros, encontrada no texto "Entre Amigos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário