domingo, 1 de abril de 2012

La premier avril


“Mentiras sinceras me interessam”
                                             Cazuza

O que seria isso aplicado na prática? Acredito que esse paradoxo se refere a quando sabemos que estamos mentindo, mas o fazemos com tanta naturalidade que não tem como o outro não acreditar. Minto. É mais que isso. É quando nós mesmos acreditamos no que falamos.

"Segunda-feira, sem falta eu começo meu regime” - “Vou procurar uma academia e começar a malhar” - (No celular) “Já estou bem pertinho. Já, já, estou chegando” “Eu posso explicar”-“Vou fazer o possível para ir” - (Atendendo um telefonema) “Não está. Quem queria falar?”

Se identificou? Pois é. Todas as pessoas já mentiram, nem que seja inconscientemente, até mesmo indo contra a ideia convencionada de que mentir é feio. Apropósito, o responsável por este julgamento não foi muito feliz na formulação da sua frase. Mentir não é necessariamente feio. Feio é dizer a uma criança que o peixinho que ela tanto amava morreu, ao seu amigo que aquela festa que ele não pode ir estava ótima e em várias outras situações que não vou me lembrar agora. A feiúra da mentira está na maldade que a gera. Mentir faz parte do ser humano. É intrínseco da espécie. Não é a toa que existe um dia dedicado a ela! A diferença está na aplicação. Uma "mentirinha" do bem, de vez em quando, não vai fazer mal.

Feliz dia da mentira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário