domingo, 28 de outubro de 2012

assim que dezembro acabar



" Ta na hora de sair desse papel de narradora e virar protagonista, menina.
   Se não a vida ó - voa, voa, voa.
   E tu vai estar tão superficial... "

Essa foi a bronca de um amigo, inconformado com a minha passividade frente às coisas comuns da vida. Sabe, sair pra uma festa, sair sem rumo, encher a cara, quebrar a cara, essas coisas.

Tenho estado ansiosa. Correndo dentro de mim mesma.
Querendo ser apenas uma borboleta. Porque ela voa.

Essa vontade de ter tudo sob controle não combina com a leveza da minha borboleta.
Ela voa com o coração batendo. O meu está correndo.
Latejando como um furacão.
Um órgão cheio de ar, que de tanta vontade de respirar, às vezes para.

Só os conformados passam ilesos pelo fim do ano. Pelo vaivém que preenche a cabeça -avaliando tudo. Pela vontade de mudar os dadinhos, o dominó, o jogo de palitos.

Nunca passo um fim de ano da mesma forma que entrei. Ele sempre me transforma, transtorna, puxa meu coração e o faz parar. Porque eu não me conformo. Eu sinto.

Essa semana foi o ápice do meu cansaço. Como diz minha mãe, uma hora o corpo tem que reclamar. E até que demorou. A gente vive reclamando da rotina, do ônibus, do café e do cabelo. Mas, sabe, não é por mal. Não é uma reclamação para ser levada a sério, que devam dar ouvidos e intervir. É só pra falar alguma coisa, extravasar de alguma maneira. No fundo, eu gosto muito de tudo isso.

Eu acredito piamente na sabedoria de Fernando Pessoa: "que tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Depois de ver os desejos tomando forma, voando longe com a imaginação, eu só posso desejar que o nosso coração continue parando a cada fim de ano. Para que eu nunca me esqueça de que preciso continuar fazendo-o bater. De que preciso me manter inconformada, resistente, me lembrando de que o mundo são mais pessoas e menos coisas, mais momentos criativos e menos trabalho burocrático.

De que a gente não precisa seguir o que todo mundo faz.

Assim que dezembro acabar, eu quero ser borboleta.


4 comentários:

  1. Ô fia! Legal ver que tu estás escrevendo de forma tão legal e criativa. Espero que tu sofras essa metamorfose e que tu sejas essa borboleta! E a cada fim de ano todos os corações deveriam parar... É interessante olhar para trás e ver o que estamos fazendo para tornar nossos sonhos em realidade! >)

    Bjão!

    Paulo Victor Panazzolo.
    ex-aluno garra, A Elite do saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, meu querido, fico feliz que tenha gostado, viu?!
      um beijo, e volte sempre :)

      Excluir
  2. Lindo Clau..
    E assim será..
    Beijo..

    Cris Hackenhaar

    ResponderExcluir